Após as atividades que realizámos a propósito da Terra, da noite e do dia, surgiu a oportunidade para uma experiência artística e simultaneamente matemática.
" Embora o preto seja a ausência de cor e o branco a junção de todas elas, este tema é o ponto de partida para dimensões mais abrangentes. Com efeito, o preto e o branco podem ser pretextos para trabalhar o claro e o escuro, a noite e o dia, os contrastes e as alternâncias, os opostos, entre outros" (ME-DGIDC, 2010, p.19).
"Uma das razões que fundamentam o trabalho com padrões, logo desde o jardim-de-infância, é o facto deste ser considerado a essência da Matemática. Como afirma Devlin (2002) “A Matemática é a ciência dos padrões”. De facto, a procura de regularidades nos números e nas formas constitui o objectivo desta ciência"(ME-DGIDC, 2008, p.61).
A proposta feita às crianças foi que imaginassem e representassem um padrão, primeiro com tinta preta sobre papel branco, depois com tinta branca sobre papel preto.
Gostei da abordagem.
ResponderEliminarBeijinhos Triquiteiros
parabéns pela atividade adoro explorar o preto e o branco em pintura e na modelagem também é fantástico.
ResponderEliminarboa!!!
Beijinhos Milena Sítio da Educação