Início do projeto, num momento de conversa em grande grupo.
-O Sol quando chega à noite vai-se esconder.
-Hum, ai vai? O Sol mexe-se?
-Sim!
- Não me parece, vamos lá buscar o globo terrestre....
A Ofélia explicou que a Terra roda à volta do Sol, etc., etc.
Depois surgiu a primeira experiência para observar o "aparecimento" e "desaparecimento" do Sol. Marcámos alguns pontos no globo com autocolantes (Portugal onde vivemos, o Canadá onde vive o filho da Ofélia, o Brasil onde está a família da Luisa, a China onde vive o panda, a Austrália onde vivem os cangurus, a África do sul que fica na pontinha do continente) e apontámos uma lanterna ao mesmo tempo que rodávamos o globo. A compreensão do fenómeno foi acontecendo.
- Se estiver sol em Portugal está de noite na China- Luisa
-E na ilha dos cangurus - Bruno
-Está pouco sol no Canadá- Maria
-Está sol no Brasil, é mais perto - Duarte
....
Ao observar o globo, foram surgindo os comentários "é mais longe" e "mais perto" e a Ofélia lançou um desafio:
- Qual destes locais no globo fica mais distante de Portugal? E qual é que fica mais próximo? Qual a viagem mais longa de avião? E qual a mais curta? (desconsiderando a realidade das rotas, claro).
![]() |
Marcámos as distâncias com lãs coloridas |
![]() |
Passámos os fios para o papel e comparámos os tamanhos |
![]() |
Fizemos uma representação do globo e percebemos de outro modo as distâncias |
Muito bom! A aprendizagem pela ação...na prática, observando, questionando, encontrando soluções para as questões levantadas. Parabéns macaquitos.
ResponderEliminarGosto muito!
ResponderEliminarÉ assim que se constrói conhecimento, a partir das situações concretas.
Muito bom, gostei muito !
ResponderEliminar