sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Inverno. Qual é o melhor tecido?

Falámos do inverno ontem.
A Ofélia sugeriu inventar um painel sobre o assunto. No painel pensámos colocar várias coisas, entre as quais um boneco de neve e um menino.
Foi aí que surgiu um desafio, o contexto para uma experiência sobre materiais bons e maus condutores de energia.
O boneco de neve e o menino deveriam ter um cachecol! O primeiro, porque boneco de neve que se preze tem um cachecol e o segundo, porque no inverno um cachecol faz falta!
Então a Ofélia apresentou 2 tecidos diferentes, deixou que toda a gente mexesse e perguntou qual seria o melhor para fazer os cachecóis.

Feitas as previsões a Ofélia perguntou a razão da escolha dos tecidos.
A resposta foi a previsível: porque o tecido às riscas é frio e o boneco também, mantém o frio e não o deixa derreter; o tecido aos quadrados é quentinho e aquece o menino.

Experimentámos medir a temperatura de vários tecidos e concluímos que o número que o termómetro marcava era sempre igual! Mistério, não há uns mais quentes do que outros!
Fizemos então uma experiência. Embrulhámos 2 cubos de gelo (gelados como o boneco de neve) nos tecidos e esperámos até depois do almoço.
O tecido aos quadrados manteve o gelo, o cubo estava maior. Não se percebe na foto, mas toda a gente viu.

Hoje fizemos a mesma experiência com o calor. Embrulhámos 2 frascos com água quente e esperámos. Depois fomos verificar qual a água que estava mais quente. Concluímos que, mais uma vez, o tecido aos quadrados foi melhor para manter a temperatura.





E assim se vai aprendendo a questionar o que nos rodeia e a procurar explicações. Afinal é para isso que serve a ciência.

2 comentários:

  1. Muito bem! Assim se aprende!
    bjs para vós e também à Ofélia!
    Um Bom Ano!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito. É assim na ação, e sobre a ação, que as crianças vão construindo o seu conhecimento...Da manipulação que fazem dos objetos que têm à sua disposição, começam a ter as suas próprias ideias sobre os fenómenos que a rodeiam.

    ResponderEliminar