segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Preocupação com as galinhas

Porque precisamos de soluções criativas na nossa escola.
"HOJE, há uma preocupação com as galinhas para que sejam criadas ao ar livre. Assim, podem correr, apanhar sol e desfrutar da beleza da natureza. Há leis e regras nesse sentido. Os seus ovos são mesmo mais valorizados nas lojas. Infelizmente, parece que não estamos a conseguir que as crianças possam também ser criadas ao ar livre.
O tempo que uma criança passa, diariamente, a brincar no exterior parece ser cada vez mais reduzido. Uma vez que as crianças passam muito tempo na escola – especialmente desde que se criou a escola a tempo inteiro – seria de esperar que as escolas das crianças mais pequenas, tivessem à sua volta um espaço com árvores, com flores, com esconderijos, com estufas, com pequenas lagos, com pequenas hortas…
Infelizmente, a legislação não acarinha esta ideia e tem antes promovido a utilização de pisos de borracha, de betão e de equipamentos de plástico e de materiais sintéticos. A natureza quase desapareceu das escolas.
Nos grandes investimentos feitos no parque escolar, os projetistas não contemplaram esta necessidade. Foi, em muitos casos, uma oportunidade perdida.
As crianças estão cada vez mais sedentárias em casa e passam demasiado tempo no interior da escola, sobretudo quando chegam ao primeiro ciclo, com um horário muito estruturado.
É necessário pensar criativamente numa forma de devolver a natureza às crianças. Para que possam também beneficiar de serem criadas ao ar livre."

In Mundos de Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário