domingo, 30 de março de 2014

Liberdade

Ainda vem longe o 25 de abril, mas no agrupamento iniciou-se já a comemoração dos 40 anos. Por isso a Ofélia escreveu uma história para os Batatinhas. Vamos lá a ver se gostam e o que podemos fazer a partir dela.

Há muitos anos, tantos quantos os dedos das duas mãos quatro vezes, num país governado por pessoas más, onde viviam muitas pessoas tristes, duas pessoas boas apaixonaram-se e sonharam juntas. Um dos sonhos realizou-se e nasceu uma menina linda. Primeiro os pais pensaram chamar-lhe Vitória, mas quando olharam para ela, sabe-se lá porquê, decidiram chamar-lhe Liberdade.
Estranhamente, o nascimento da menina criou um ambiente mágico naquele país de gente  triste. As pessoas ficaram muito alegres e vieram para a rua comemorar, como quando nasce uma princesa numa terra de reis. Era Primavera e as pessoas ofereciam flores umas às outras, muito felizes.
A menina foi crescendo, alegre e brincalhona, como todos os meninos devem ser. Mas aquela menina era um bocadinho diferente, tinha muita paciência para ouvir! Ouvir pessoas a dizer coisas certas e pessoas a dizer coisas erradas. A menina nunca se cansava de as ouvir. Ao princípio as pessoas falavam e agradeciam à Liberdade a paciência para as ouvir, depois foram-se habituando a tê-la por perto e até se esqueciam de lhe agradecer.
A Liberdade tornou-se adulta.  Há quem diga que mora ainda naquele país, quem afirme a pés juntos que se cruza com ela todos os dias e a veja na televisão, há também quem diga que foi viver para outro lugar. Outros dizem que ela foi apenas um sonho daquelas duas pessoas boas e nunca existiu.
Certo, certo, é que, naquele país, as pessoas já não são tão tristes.

2 comentários:

  1. Gostei muito da história da Ofélia... será que ela se importava que a formatasse?
    Fiquei tentada a tentar, se ela me autorizar, é claro! ;-)

    ResponderEliminar