sexta-feira, 20 de junho de 2014

Para que serve um armário vazio

A essência do brincar infantil reside na capacidade para usar, adequando, um qualquer objeto aos objetivos da brincadeira. E uma colher transforma-se em avião...
Os adultos ficam muitas vezes com cabelos em pé com esta capacidade das crianças de transformar rapidamente tudo em aparente caos. Nunca se esqueçam que é esta liberdade de pensamento que ajudará as crianças no seu crescimento intelectual!

Eco-Código da EBI de Pereira

Chegou ao fim um ano Eco-escolas. O Eco-código criado por todas as turmas participantes está afixado na escola em vários locais.

Será que conseguimos ver o sal na água do mar?


  1. Os meninos começaram a ir à praia e lá surgiu a oportunidade de lançar um desafio:se a água do mar é salgada é porque tem sal, mas onde está o sal? Sim porque isto da ciência experimental, como quase tudo em educação pré-escolar, deve ser contextualizado e relacionado com a vida das crianças.
  2. A Rita trouxe uma garrafa de água do mar. Verdade, a água é salgada, provámos e verificámos que é mesmo salgada. Mas não conseguimos ver o sal!
  3. A Ofélia sugeriu fazer uma experiência, mas era preciso que os meninos trouxessem um bocadinho de sal de casa. É muito importante este vai-e-vem que liga o que se faz no jardim com a vida lá em casa. O Afonso trouxe.
  4. Fizemos a experiência: misturar com água (café, sal e açúcar).

Provámos o sal, o açúcar e o café
Misturámos. Verificámos que o açúcar e o sal se dissolveram, mas o café ainda se vê!


E se esperarmos, será que voltam a separar-se? Na segunda-feira saberemos.


Manjericos

Andámos algum tempo a inventar rimas a partir de uma palavra sugerida por cada criança. Os Batatinhas cansavam-se, porque pensar sobre o som das palavras cansa! Depois foi pôr mãos à obra.
Escrever no computador (copiar)
Pintar com spray
E cá estão eles!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Do mundial ao local ou vice-versa

Após o 10 de junho falámos do significado do dia, depois vieram os símbolos nacionais: a bandeira, o hino...
Mas como ensaiamos músicas do Júlio Pereira para o sarau da escola (a Ofélia não tem registos!) também falámos de outras coisas como a música e as danças.
Hoje, logo de manhã, houve rapazes que apareceram em "modo mundial de futebol", depois exploraram as formas e as cores da bandeira e pediram para aprender a letra do hino nacional, à tarde a Ofélia trouxe um cavaquinho e estivemos todos a experimentar.



+ ciência

Nos penúltimo dia de aulas, para os meninos mais velhos, houve laboratório aberto. Cá estão os curiosos...







segunda-feira, 9 de junho de 2014

Surpresa científica

Hoje, 2 alunos do 7º ano bateram à porta e perguntaram se podiam fazer uma experiência para os meninos verem. Uma experiência no âmbito da disciplina de Física. Um copo de água coberto com uma folha de papel que, quando voltado ao contrário, não deixa a água cair. A explicação do fenómeno é demasiado complexa para os Batatinhas, mas a curiosidade (a base do conhecimento em ciência) essa ficou aguçada. A cara do Pedro diz tudo!
Obrigada aos alunos do 7º ano e ao seu professor por se terem lembrado de nós.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Uma fábrica, como é?


Dia do Ambiente

Ontem estivemos fora, não era possível falar do Dia do Ambiente, por isso falámos hoje. A Ofélia trouxe para a sala um trabalho feito por dois alunos do 2º ciclo, estivemos a apreciá-lo e falámos de tudo o que já sabemos sobre este assunto.

Pinhas

No outro dia a Ofélia encontrou duas pinhas muito bonitas e decidiu levá-las para a sala. Primeiro, explicou como com duas pinhas se podia fazer um instrumento de percussão...
No dia seguinte alguns Batatinhas levaram mais pinhas e estivemos todos a experimentar, uma orquestra de pinhas.
Depois surgiu outra proposta: mergulhar uma pinha em água.

Ao fim de poucas horas a pinha ficou fechada. em seguida a Ofélia explicou o fenómeno. Agora que os Batatinhas sabem que as pinhas "adivinham" quando vai chover, funcionam como higrómetros (aparelhos que medem a humidade do ar), vamos colocá-las num sítio ao ar livre. O Francisco sugeriu o limoeiro que está na horta e nós achámos boa ideia.