segunda-feira, 31 de março de 2014

Nem tudo é feito de papel

Muito do que se faz em educação pré-escolar não se consegue guardar num dossier, ou afixar na parede. Os processos de documentação são fundamentais para dar visibilidade e  partilhar  o que se faz com todos os envolvidos no processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
Na semana passada, os meninos foram à BE ouvir crianças do 2º ciclo a cantar uma música sobre a Primavera. Gostaram muito e quiseram aprender também. A Ofélia ensinou, de forma diferente, com gestos. Uma forma mais adequada à faixa etária das crianças.
Aqui fica o vídeo.

domingo, 30 de março de 2014

Liberdade

Ainda vem longe o 25 de abril, mas no agrupamento iniciou-se já a comemoração dos 40 anos. Por isso a Ofélia escreveu uma história para os Batatinhas. Vamos lá a ver se gostam e o que podemos fazer a partir dela.

Há muitos anos, tantos quantos os dedos das duas mãos quatro vezes, num país governado por pessoas más, onde viviam muitas pessoas tristes, duas pessoas boas apaixonaram-se e sonharam juntas. Um dos sonhos realizou-se e nasceu uma menina linda. Primeiro os pais pensaram chamar-lhe Vitória, mas quando olharam para ela, sabe-se lá porquê, decidiram chamar-lhe Liberdade.
Estranhamente, o nascimento da menina criou um ambiente mágico naquele país de gente  triste. As pessoas ficaram muito alegres e vieram para a rua comemorar, como quando nasce uma princesa numa terra de reis. Era Primavera e as pessoas ofereciam flores umas às outras, muito felizes.
A menina foi crescendo, alegre e brincalhona, como todos os meninos devem ser. Mas aquela menina era um bocadinho diferente, tinha muita paciência para ouvir! Ouvir pessoas a dizer coisas certas e pessoas a dizer coisas erradas. A menina nunca se cansava de as ouvir. Ao princípio as pessoas falavam e agradeciam à Liberdade a paciência para as ouvir, depois foram-se habituando a tê-la por perto e até se esqueciam de lhe agradecer.
A Liberdade tornou-se adulta.  Há quem diga que mora ainda naquele país, quem afirme a pés juntos que se cruza com ela todos os dias e a veja na televisão, há também quem diga que foi viver para outro lugar. Outros dizem que ela foi apenas um sonho daquelas duas pessoas boas e nunca existiu.
Certo, certo, é que, naquele país, as pessoas já não são tão tristes.

quinta-feira, 27 de março de 2014

A comemoração do Dia Mundial do Teatro que não foi

Pois é, a educadora dos Batatinhas planeou, mas não fez! Hoje, Dia Mundial do Teatro, estava pensada uma atividade a propósito. Acontece que os Batatinhas na planificação da manhã (que escrevemos no quadro) colocaram muitas coisas diferentes e não houve tempo. A propósito dos bonecos da Nazaré da Constança até iniciámos um novo projeto! Depois contamos.

Meninos do 1º Ciclo a ler na nossa sala

Para comemorar a semana da leitura meninos de várias turmas vieram ler à nossa sala. Qualquer dia vamos ser nós a ler!



Saudades da praia

Quando a Primavera deu sinais de vida fomos até à pista de salto em comprimento cá da escola matar saudades da praia. À falta de outra caixa de areia...
Agora a Primavera envergonhou-se e o tempo voltou a ficar frio. Quando voltar o sol, lá estaremos.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Outros lugares inspiradores

A máquina fotográfica tem ficado em casa... apesar de tanta coisa acontecer nas 5 horas que os meninos dizem que "passam muito depressa".
Porque este espaço é também um espaço de partilha com pais e profissionais, aqui fica um filme que nos ajuda a construir uma ideia de qualidade na educação de infância. Não se trata de um modelo, algo a imitar, mas de uma inspiração. Fazemos o que fazemos, porque sabemos porque fazemos e onde queremos chegar, essa é a ideia inspiradora. Fazemos assim porque respeitamos o direito das crianças à infância, ao desenvolvimento de todas as suas capacidades, não apenas as que preparam para a escola, e acreditamos que o investimento em todas as capacidades das crianças é um investimento no futuro.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ouvir a primavera

Foi uma manhã fantástica na sala dos Batatinhas. Ouvimos Vivaldi, de olhos fechados e com a sala às escuras, no fim comunicámos em que pensámos:
Imaginei que estava num bosque encantado - Rita
Havia uma parte com vento - Duarte, Pedro Afonso
Havia uma parte com trovoada - Francisco
Imaginei que havia gente a falar muito alto - Pedro Jorge
Parecia que havia pessoas a cantar - Constança Fonseca, Margarida
Parecia que havia sol - Afonso
Imaginei um jardim cheio de flores - Luisa
Espadas a lutar - Zé Maria
É uma banda - Duarte
Há uma parte que parece que tem chuva - Simone

Ouçam lá outra vez...

Todos pelo planeta

Foram plantadas 4 oliveiras na nossa escola (pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo).
Esta é a nossa!







quinta-feira, 20 de março de 2014

Para os pais...

Esperamos que tenham gostado!

Sala dos Batatinhas
Quadros de pôr à janela
Porta-chaves com a inicial do pai
Caixas com o P de pai...
...e com a palavra pai
Sala A

Quadros com as nossas fotos
Postais
 Sala C
Cão com orelhas de meia





quarta-feira, 19 de março de 2014

Notícias do campeonato dos feijões

Na segunda feira observámos e registámos o que aconteceu ao nosso feijão. Todos juntos verificamos o seguinte:
- alguns feijões brancos germinaram;
- alguns feijões vermelhos germinaram;
-alguns feijões brancos não germinaram;
-alguns feijões vermelhos não germinaram.
Parece que ser vermelho ou branco não faz diferença, podem germinar depressa, ou não.
Hoje não era dia de observação, mas os Batatinhas não saem da mesa da ciência para tentar perceber o que está acontecer, por isso lá fomos nós observar.
- alguns feijões que tinham germinado já cresceram muito, outros nem por isso e houve feijões que apodreceram. Para estes úlimos  repetimos a experiênciai

quinta-feira, 13 de março de 2014

Todos na parede

Finalmente a Ofélia arranjou um tempinho e colocou os Batatinhas na parede! Quer dizer, colou o painel que resultou de uma atividade realizada a propósito dos amigos.

À procura de atividades na vila

Descobrimos uma mercearia, um café, um cabeleireiro e uma frutaria...
E o parque infantil!!!!!!





Campeonato dos feijões

Os Batatinhas, como todos os meninos, gostam de ideias divertidas, coisas que nos fazem sorrir, porque nos deixam com um pézinho no real e outro no imaginário... Por isso, é importante encontrar estratégias de aprendizagem que façam emergir ideias nas cabecitas e ao mesmo tempo um sorriso nos lábios.
Desta vez foi a propósito dos feijões, ou seja da germinação. A ciência não é uma brincadeira, mas como qualquer outro assunto sério, torna-se mais interessante quando nos faz sorrir.
Dois meninos trouxeram feijões de casa (uns vermelhos, outros brancos), dividimos os meninos em duas equipas, a equipa dos brancos e a equipa dos vermelhos. Depois fizemos a experiência da germinação do feijão que toda a gente conhece. Serão os brancos ou os vermelhos a germinar primeiro? Ou não importa a cor? (variável cor). É o que vamos ver...

segunda-feira, 10 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher

Não houve tempo de tocar no assunto na sexta feira, hoje o assunto surgiu com naturalidade. Alguns Batatinhas referiram as comemorações que observaram no sábado: flores, prendas, almoços, jantares...
Porquê o Dia Internacional da Mulher, os Batatinhas não sabiam. A Ofélia contou a história  que circula na internet sobre o assunto, com as devidas adequações, e mostrou imagens.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano."

Os Batatinhas desenharam o que consideraram mais importante na história. Alguns exemplos:
"As casas das pessoas, o fogo e a fábrica"
"Mulheres"
"Os patrões com fogo na mão e as mulheres fechadas na casa"
"As mulheres dentro da fábrica com fogo" 
"O patrão e uma mulher ao pé da fábrica"
"Mulheres na fábrica, com fogo"
"Mulheres dentro da fábrica e outras cá fora"

sábado, 8 de março de 2014

Recomeço com sol e muita energia na sala dos Batatinhas

Observámos as sementeiras de rúcula e coentros na sala e na horta (não temos fotografias da horta)



 Terminámos umas prendas de anos. Gigantes estes retratos!

O Zé e o Francisco passaram uma manhã muito implicados a montar um puzzle com muiiiiiiiitas peças

 A propósito da história "O Feijão, a senhora Palha e o Carvão" (irmãos Grimm) surgiu a oportunidade para a primeira experiência de flutuação


 E porque o sol chegou, fomos à descoberta de atividades e profissões na vila de Pereira. Descobrimos uma clinica veterinária e uma loja de vestuário profissional para hospitais.


E claro, aproveitámos para correr no campo, em piso irregular
















sábado, 1 de março de 2014

Carnaval dos Batatinhas

O bolo da mãe do Francisco e do Frederico da sala A
A rainha do café
Pipoquinha
Astronauta Gu

Borboletas
Batmans
Brancas de Neve
Árabe e  Pirata da Terra do Nunca amuado
Robin dos Bosques
Poderosos
Com a família encantada
Na vila com o rei da selva
Todos de careto
Pena a Ofélia não ter fotos dos fantásticos espantalhos da sala A e C para mostrar.