sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Um quadro na sala é mesmo fantástico

Hoje o Bruno (3 anos) passou bastante tempo sozinho no quadro, muito implicado.
Eu - Que giro Bruno!
Bruno (com um grande sorriso) - É?! É o meu cão.
O cão maior e mais bonito que o Bruno já fez na escola.

Bolachas geométricas

Hoje os Batatinhas fizeram de novo bolachas, desta vez geométricas. Pena que a cozer tenham perdido a forma. Oh! Coisas que acontecem aos cozinheiros.
Não faz mal, estavam boas na mesma.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

De pequenino se constrói um cidadão

Já está. Acabou mesmo agora a eleição no grupo dos Batatinhas. O Francisco e a Constança Fonseca foram eleitos para representar a turma no Conselho Eco-escolas. Vão reunir com professores (1º, 2º e 3º ciclos), com alunos da escola (1º, 2º e 3º ciclos), com funcionários, com um vereador da Câmara e um representante da direção do Agrupamento, para decidir o que fazer em prol do ambiente. De pequenino se constrói um cidadão!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O ouriço

O primeiro projeto individual no grupo dos Batatinhas está em desenvolvimento.
A mãe do Francisco soube pela educadora do interesse do Francisco e começou em casa a pesquisa com ele (alguma informação e histórias). Juntos fizeram também experiências plásticas sobre o tema.Lindas!





Na sala o trabalho desenvolveu-se... Depois contamos.

Germinar.... castanhas?

Apareceram 2 castanhas greladas (germinadas) que ficaram esquecidas na sala. Será que vão continuar a desenvolver-se? Veremos. A observação é à segunda-feira, a primeira ficou a cargo dos dois mais novos.

domingo, 17 de novembro de 2013

A nossa horta - Cena I

Na sexta-feira começámos a nossa horta num canteiro da escola. A primeira coisa a fazer foi limpar o canteiro. Toda a gente experimentou cavar e apanhar as ervas. Os registos fotográficos também fiaram a cargo dos Batatinhas, principalmente do Duarte. Pena que a bateria da máquina tenha acabado...







Na sala estivemos a discutir o que podemos semear no outono. O que os Batatinhas acham:
"cenouras, couves, tomates, alfaces, uvas, folhas, batatas, morangos, maçãs, peras castanhas, marmelos, nozes, romãs, alho francês".

Parece que temos muito trabalho pela frente ao nível do Conhecimento do Mundo Natural...

Ainda o São Martinho II

No grupo dos Batatinhas recontámos a lenda de São Martinho com os desenhos dos meninos. Primeiro dividimos a lenda em cenas, partindo das ações descritas na letra da canção do Galo Gordo (primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, etc), depois os meninos decidiram qual das cenas desenhar, a seguir pintámos um grande painel da cor das castanhas, finalmente a Ofélia organizou a letra da música e os desenhos dos meninos no painel. Agora o desafio é "ler" o que está exposto!


Ainda o São Martinho I

Trabalhos grupo C (a Equipa)

Trabalhos grupo A

Trabalhos grupo A

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tudo pronto para o magusto

Os Batatinhas fizeram porta-castanhas. Pacotes de leite, jornal e cola, duas cartolinas, cordão e trabalhito a rasgar, cortar, colar e desenhar mais nada.


O Pedro Afonso imaginou uma máquina para assar as castanhas. O "robot das castanhas". Quem sabe o mote para o início de projetos tridimensionais. Ele foi pensar nisso para casa.

Reunião de pais e encarregados de educação da sala B

Quinta-feira, pelas 15h30m, há reunião de pais e encarregados de educação na sala dos Batatinhas.
Apareçam!

Dia de São Martinho

Ontem dia de São Martinho, fizemos (grupo dos Batatinhas) algumas atividades relacionadas com a data. O magusto com todos os outros ciclos será só amanhã. De manhã o Gustavo mostrou ouriços, à tarde fomos fazer a dramatização do canção do Galo Gordo sobre o São Martinho, nas salas A e C e também numa sala do 1º ciclo (não deu para mais!).
Os ouriços. Picam!!!!
Sala A
Sala A

Sala C

1º ciclo

sábado, 9 de novembro de 2013

Um improviso. Adivinham o que é?


Organização e tratamento de dados

Depois das entrevistas que permitiram compreender os interesses dos Batatinhas, fizemos um "questionário" para avaliação global da "escola". Numa folha com 3 smiles, com expressões de agrado diferentes, foi pedido às crianças que pintassem o smile que melhor representa o agrado que têm relativamente à escola. Todos conseguiram perceber o que se pretendia, apenas duas crianças de 3 anos apresentaram alguma dificuldade: uma garatujou todos os smiles, mas quando questionado dizia "gosto muito", outra pintou todos os smiles "porque me apeteceu, mas quero o contente do gosto muito".

Realizados os questionários chegou o momento de os agrupar e contar. A Ofélia escreveu no quadro os resultados, desenhando e escrevendo o número e, posteriormente, todos os grandes e médios os registaram individualmente numa folha com uma tabela.
No fim do dia os questionários foram expostos em forma de gráfico.
É bom saber que a coluna do gosto muito é tão alta, mas também importa refletir sobre as colunas mais pequenas e sobre as razões apontadas por esses Batatinhas. Vamos ver o que conseguimos fazer.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A avaliação como apoio à construção do Projeto de Grupo

Hoje foi dia de entrevistas. Em grupos de 3 elementos os meninos avaliaram a "escola" e o que lá fazem. 
Depois de realizada a avaliação diagnóstica, que permite analisar a qualidade do processo vivido no jardim de infância (implicação e bem-estar emocional), para além da compreensão das competências globais, as entrevistas permitem perceber (ou confirmar) os interesses das crianças, considerando essencialmente a oferta curricular existente. A partir deste diagnóstico da situação o Projeto do Grupo ganhará forma mais precisa.

O que gosto mais nesta escola
Gosto de brincar com os jogos no chão e dos jogos na mesa – Bruno
Jogos da mesa, lutas, casinha– Gustavo
Gosto de fazer desenhos  e dos jogos do chão e gosto de escrever no quadro– Simone
Gosto de fazer a presença – Bruno
Gosto de fazer desenhos e brincar nos jogos de chão, , gosto do quadro  e de brincar lá fora às corridas, da areia– Duarte
Gosto de brincar com os meus amigos na rua e  brincar nos jogos de chão. Também gosto da areia – Francisco
Gosto de estar na biblioteca e  brincar na biblioteca aos cafés e gosto dos jogos de mesa  e do quadro, gosto da massa- Rita
Gosto do teatro dos pés – Duarte
Gosto da sala assombrada  - Rita
Gosto de brincar na mesa dos jogos, - Maria João
Gosto de fazer um desenho e brincar com a areia– Margarida
Gosto de brincar nos jogos de chão, com carrinhos e  ir para a casinha e brincar no recreio – Pedro Afonso
Também gosto de brincar na casinha e no quadro– Maria João
Gosto de escrever no quadro – Margarida
Gosto de ir à ginástica – Pedro Afonso, Margarida e  Maria João
Gosto de ir ao recreio – Maria João
Gosto da casa assombrada – Maria João, Pedro Afonso
Gosto das pinturas – Maria João, Margarida
Gostei de fazer as pinturas na caixa – Pedro Afonso
Gosto de fazer desenhos e brincar com a Matilde lá for a, ir para a casinha mais a Constança Gaspar, de fazer jogos (puzzles), gosto de massa, de areia, teatros e de brincar com os brinquedos da tua filha – Constança Fonseca
Gosto de brincar na massa com a Bea, gosto de brincar nos jogos de mesa com a Constança, de estar na areia, gosto de pintar – Matilde
Gosto de brincar na massa de farinha, na areia, gosto de brincar com o Gustavo aos polícias, gosto de desenhar no quadro e fazer desenhos com canetas e lápis, também gosto de pinturas - Beatriz
Desenhos, ir para o quadro, para a casinha e para a biblioteca – Constança Gaspar
Jogos de mesa e no chão e no quadro a pintar – Pedro Jorge
Gosto de ir para o quadro, fazer desenhos, e de ir para os jogos de chão- Luísa
Gosto de ir para o quadro, de desenhos, de ir para a casinha e de ir brincar para os jogos de chão – Luana
Brincar com os carros, de ir ao recreio, - Afonso
Ir lá para for a brincar com o Francisco e com o Afonso – Zé Maria
Jogos de mesa  e carros - Henrique

O que gosto menos nesta escola
Homens aranha – Simone
Não gosto de lutas – Bruno
Não gosto da casinha e não gosto do s jogos do chão – Rita
Não gosto de estar nos jogos de mesa e na biblioteca - Duarte
De ir ao recreio  - Margarida
Não gosto dos jogos de mesa – Pedro Afonso
Brincar com os rapazes, não gosto de fazer puzzles sem peças (faltam peças), de fazer legos, da cor preta dos lápis – Constança Gaspar
Não gosto de fazer as regras dos rapazes, o que eles fazem-Matilde
As coisas das raparigas, a Luana está-me sempre a bater na cabeça – Beatriz
Gosto menos de ir par a casinha – Luísa
Não gosto muito de ir para a casinha – Luana
Gosto menos dos trabalhos do ano passado – Constança Gaspar
Comer a sopa do almoço, mas como-a , não gosto de brincar sozinho– Zé Maria
Gosto menos de sentar, fico cansado – Afonso
Das bruxas - Henrique

Queria que esta escola tivesse
Uma sala maior  e uma porta maior- Bruno
Brincar com a Palystation e o computador – Francisco
Punha mais um quadro no sítio dos cabides para poderem estar mais a fazer desenhos – Rita
Gostava de jogar à bola lá fora – Francisco
Um escorrega e uns baloiços lá fora  e areia– Rita
Um carrocel lá fora – Duarte
Gostava que houvesse uma piscina – Francisco
Gostava que estive um parque lá fora, com escorregas e baloiços – Duarte
Jogos novos roupas novas, um comboio  com pessoas a andar, brinquedos para brincar lá fora, porque não há lá, já destruíram o ano passado – Constança Fonseca
Gostava de ter brinquedos lá fora, carros, motas, aviões telecomandados e um camião- Pedro Jorge
Barbies – Luísa
Camisolas na casinha – Constança Gaspar
Um carro telecomandado lá fora - Luana
Um brinquedo que eu vi no computador e que era de outro país- Zé  Maria

Uma Playstation, os jogos da Playsation e do computador - Afonso